35 Anos ao serviço da Música

Nino Fernandes nasceu na linda Vila Minhota de Arcos de Valdevez que fica no Distrito de Viana do Castelo no Norte de Portugal. Um rapaz que cresceu na zona histórica da Vila no seio de uma família não muito abastada e que depois de concluir o ensino preparatório (6º ano) teve a necessidade de trabalhar em áreas que nada tinham a ver com aquilo que mais sonhava (ser cantor). No entanto e havendo sempre oportunidade para isso, Nino por vezes esquivava-se ao trabalho para escrever letras para as suas músicas em guardanapos ou até papel higiénico. Tudo o que tivesse à mão servia para escrever e registar as suas primeiras composições.

Ao contrário dos dias de hoje e quando ainda nem se pensava em smartphones ou até redes sociais, Nino continuava a lutar pelo seu sonho com as condições que tinha. A maior luta de que se lembra, foi o facto de seu pai não lhe permitir fazer disso profissão porque na época eram raros os músicos locais que tivessem tal privilégio. A primeira oportunidade para o jovem surgiu com 13 anos no Grupo Coral da Igreja Matriz de Arcos de Valdevez, onde cedo foi destacado para cantar a solo em algumas festas religiosas. Com 15 anos, o jovem cantor começou a pisar o palco e pela primeira vez o conseguiu através de um conjunto musical entre amigos. Com 16 anos, Nino conhece a Igreja Evangélica Batista quando estes fizeram uma campanha no centro da Vila em que haviam tendas onde se orava, se cantava e se pregava o evangelho.

Com os conhecimentos adquiridos nesta religião, o novel Arcuense aprendeu a tocar guitarra e a adquirir outras técnicas vocais que até então não conhecia. Mais tarde a sua Mãe vendo que ele adorava cantar e compor canções, ofereceu-lhe a sua primeira guitarra acústica. Era uma guitarra Folk e passou a ser a sua eterna amada. Depois disso, Nino gravava o seu primeiro original num estúdio particular perto de sua casa, o que viria a tornar-se um sucesso nas rádios locais que também surgiam em grande naquela época.

Já com 20 anos e depois de cumprir o serviço militar onde também adquiriu a especialidade musical de Clarim, Nino foi convidado pelo seu amigo de  infância e vizinho Delfim Júnior para uma grande oportunidade que surgiu em 1991, para serem músicos privativos de uma Albergaria em Ponte de Lima. Anos antes, Nino e Delfim tinham formado uma banda de originais chamada "Classe Média" onde compuseram ambos grandes temas que na altura fizeram enorme sucesso. Esta banda apenas terminou porque um dos elementos faleceu e os jovens ficaram muito tristes pela enorme perda. No entanto e já na Albergaria (hoje Hotel) decorria o ano de 1994 e ambos decidiram fundar uma banda para andar na estrada com música de baile. Surgia assim a "Orquestra Império" composta por jovens cheios de força e talento que prontamente começou a dar que falar pelas festas e romarias do Norte do País.

Nino viria a deixar a banda por motivos pessoais e 10 anos depois, os amigos reencontram-se mesmo em situações musicais distintas. Delfim continuou com a banda que hoje se chama "Delfim Júnior & Ympério Show" e Nino havia formado o dueto "Ofir Show" no ano de 2003 com a sua atual companheira Ana Paula. Depois de tudo isto, eis que passaram 35 anos a voar mas com muita satisfação porque todos os caminhos traçados e todo o seu percurso musical, foram importantes para aquilo que Nino significa em cima de um palco. Nino integrou e até ajudou a fundar algumas das formaçoes musicais onde foi vocalista. Eis as formações que Nino integrou ao longo destes 35 anos.


1983 - Cofundador e Vocalista no Conjunto FORÇA DO OESTE (Arcos de Valdevez)
1986 - Vocalista no Conjunto EUROPA (Vila Verde)
1987 - Guitarrista no RANCHO FOLCLÓRICO DE SÃO PAIO (Arcos de Valdevez)
1987 - Vocalista e Guitarrista GRUPO TÍPICO & TURÍSTICO com DELFIM JÚNIOR (Arcos de Valdevez)
1988 - Cofundador e Vocalista no DUO TROPICAL Nino Fernandes & Carlos Rodrigues (Arcos de Valdevez)
1989 - Cofundador e Vocalista no DUO NINO & MARIA DO CÉU (Arcos de Valdevez)
1990 - Cofundador Vocalista e Guitarrista no GRUPO DE CAVAQUINHOS DO RCB (Braga)
1990 - Cofundador e Vocalista na Banda de Originais CLASSE MÉDIA com DELFIM JÚNIOR (Arcos de Valdevez)
1990 - Fundador e Vocalista no CONJUNTO SIMPHONY (Arcos de Valdevez)
1991 - Cofundador e Vocalista DUO PRIVATIVO IMPÉRIO (Ponte de Lima)
1991 - Vocalista no CONJUNTO MICROSOM (Arcos de Valdevez) + DUO PRIVATIVO IMPÉRIO (Ponte de Lima)
1994 - Cofundador e Vocalista na ORQUESTRA IMPÉRIO SHOW + DUO PRIVATIVO IMPERIO (Ponte de Lima)
2000 - Fundador e Vocalista no Projeto a solo de Covers NINO FERNANDES (Arcos de Valdevez)
2001 - Cofundador e Vocalista na ORQUESTRA IMPÉRIO SHOW (Ponte de Lima)
2002 - Vocalista e Percussionista na ORQUESTRA CRYSTAL (Braga)
2003 - Fundador e Vocalista no DUO OFIR SHOW (Fão)
2010 - Fundador e Vocalista nos: DUO OFIR SHOW (Fão) + BANDA OFIR (Barcelos)
HOJE - Fundador e Vocalista no DUO OFIR SHOW

Comente

United Kingdom Bookmaker CBETTING claim Coral Bonus from link.